domingo, 30 de outubro de 2011

Economia de Água



Veja dicas sobre como economizar água e diga não ao desperdício.

Economize 10 litros

Deixe a torneira fechada e lave frutas e legumes numa vasilha com água e vinagre. Deixe a torneira fechada ao fazer barba ou enquanto escova os dentes.

Economize mais de 10 litros

Deixe o chuveiro fechado na hora de se ensaboar.

Economize 20 litros

Não deixe a torneira da pia aberta. Ensaboe primeiro toda a louça, e só então enxágue tudo de uma vez.

Não lave a calçada com a mangueira

O maior desperdício é do seu dinheiro. Calçada, a gente limpa é com vassoura.

Atenção ao vaso sanitário

O vaso sanitário é responsável por até 50% do consumo da água de uma casa. Use a descarga só quando necessário e não jogue no vaso objetos que possam ser postos no lixo.

Lavagem do carro

Lavagem de carro com a mangueira resulta em um gasto de até 300 litros de água. O certo é usar balde e flanela ou estopa.

FIQUE ATENTO AOS VAZAMENTOS

Teste o vaso sanitário

Jogue um pouco de pó de café dentro do vaso sanitário. Se o pó ficar no fundo do vaso, tudo bem. Se o pó não ficar parado, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Teste o hidrômetro

Para checar se há vazamento entre o hidrômetro e a caixa d’água, abra o registro do hidrômetro e feche a bóia da caixa até interromper o fluxo de água. O hidrômetro deve ficar parado. Se nenhum ponteiro se movimentar, não tem vazamento.

Teste a caixa d’água

Para verificar se há vazamento entre a caixa e as instalações internas do imóvel, feche a bóia e marque o nível de água na caixa. Feche todas as torneiras e chuveiros e não use vasos sanitários durante 1 hora. Passado esse tempo, meça o nível de água na caixa. Se houver alteração, há vazamento.

CAGEPA
Companhia de Água e Esgotos da Paraíba

sábado, 29 de outubro de 2011

Estado abre concurso com 1.040 vagas em escolas de 178 municípios


O Governo da Paraíba abre no dia 7 de novembro próximo inscrições para concurso público com oferta de 1.040 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica 3 da carreira do Magistério Estadual. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 11 de dezembro de 2011 exclusivamente por meio da internet no endereço eletrônico www.faperp.org.br. A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40. A carga horária de trabalho será de trinta horas semanais.

Por meio dos links referentes ao processo o candidato deve preencher a ficha de inscrição, transmitir os dados pela internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no valor de R$ 70,00 (setenta reais) até o dia 12 de dezembro em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.


As 1.040 vagas estão assim distribuídas:
Matemática (303),
Língua Portuguesa (282),
Língua Inglesa (96),
Artes (27),
História (52),
Geografia (52),
Biologia (57),
Química (43),
Física (59), e
Educação Física 69 vagas.

O pré-requisito é comprovar a Licenciatura Plena nas referidas disciplinas. O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas terão duração de três horas e terão como conteúdo legislação básica, orientações curriculares, conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa, fundamentos da educação/prática docente. As provas objetivas estão previstas para o dia 8 de janeiro de 2012. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem títulos. O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério a administração pública estadual.

O edital do concurso público está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira 28 de outubro e disponível também nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br e http://www.see.pb.gov.br. O concurso vai ser realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto - Faperp. O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o Estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.

O certame será realizado por município. O candidato concorrerá ao cargo/disciplina/município da vaga para o qual se inscrever. As provas serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A partir do dia 16 de dezembro o candidato poderá conferir, no sítio da Faperp, a homologação de sua inscrição. Esclarecimentos poderão se obtidos pelo telefone (17), 3211-1080 ou no endereço www.faperp.org/chat, de segunda a sexta-feira,  em dias úteis, das 8h às 18 horas.  O concurso reserva 5% das vagas oferecidas para cada município às pessoas com deficiência.

Governo do Estado

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cadastramento dos Bairros e Ruas de Piancó nos Correios


A ECT – Empresa Brasileira de Telegráficos (Correios) precisa do projeto aprovado (Legislativo) e sancionado (Executivo) com os nomes dos Bairros, Logradouros, Casas enumeradas e o mapeamento dos referidos bairros para que sejam realizadas as entregas das correspondências.

Desde o Censo Agropecuário/Demográfico em 2006 que eu, Enio Ricardo, busco solução para o antigo problema do bairro Campo Novo e demais bairros da cidade de Piancó cujas ruas não estão cadastradas nos Correios. Assim, toda população atingida vem sendo prejudicada, pois a mesma não pode abrir conta bancária, uma vez que não podem comprovar seu endereço, dentre tantos outros prejuízos.

Foto extraída do Google Earth

Entre os membros da Legislatura passada, tentamos buscar força para ajuda naquele Censo no sentido de expandir e esclarecer os trabalhos sobre a função (árdua por sinal) dos recenseadores para que assim tivéssemos mais facilidade na coleta de informações.

Ainda na época, solicitei em nome dos demais que a Câmara tomasse alguma providência para solucionar os nomes das ruas dos bairros Campo Novo e Mutirão, os quais fui responsável pela coleta. Constatei duplicidade em nomes de ruas, em algumas os nomes variavam de tal forma que na fatura da Cagepa tinha um nome, no da Energisa outro e as pessoas falavam outro nome...

Desde então, tentei conversar com os vereadores para que resolvessem o caso, especialmente sobre o cadastro das referidas localidades junto aos Correios, pois toda aquela população viera prejudicada e não mais havia cabimento a esse problema.

Há poucos dias, conversando com meu amigo blogueiro Cabral, convidei-o para fazermos um Abaixo-Assinado para tentarmos junto ao Legislativo a real solução do Cadastro das Ruas nos Correios, o mesmo se comprometeu em entrar na causa. No entanto, o tempo me impediu de agir, mas com a internet podemos fazer a campanha e, partir deste momento, eu solicito em nome de todos os cidadãos piancoenses prejudicados que os Vereadores Criem e Aprovem a Lei que regulariza as ruas para os Correios. Assim, além da melhora para a população poderá Piancó ganhar mais funcionários que consequentemente melhorará a economia municipal.

Enio Ricardo

BC fixa normas para participação de bancos privados no Minha Casa, Minha Vida


Instituições financeiras particulares interessadas em participar das operações do Minha Casa, Minha Vida devem estar em funcionamento há pelo menos três anos. Circular do Banco Central (BC) com as exigências para a participação de bancos privados no programa foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
 
Essas instituições também precisam estar dentro dos limites mínimos de capital e de patrimônio líquido e não possuir restrição que, a critério do BC, “desaconselhe a concessão da autorização”.

De acordo com o Banco Central, os critérios de avaliação também levarão em conta aspectos qualitativos como as condições gerais de governança e não apenas a saúde financeira da instituição. O objetivo da medida é proporcionar um ambiente institucional mais seguro para execução do Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: Agência Brasil